Imagem capa - Dicas para Ensaio Pré Wedding por Renan Sesicki Alves

Dicas para Ensaio Pré Wedding

Ahhh vamos falar sobre Ensaios Pré Casamento ( pre-wedding, e-session, love session, save the date, enfim! hahaha )


O ensaio pré casamento tornou-se um item indispensável no casamento e para mim, fotógrafo, é a melhor maneira de retratar o casal como ele realmente é: desde a escolha do local, escolha das roupas, poses, etc. 

E também é o melhor momento para a conexão profissional-casal, afinal, não estamos tratando de fotografias de modelos, mas sim de pessoas "comuns" que terão um dia incomum e essa experiência precisa ser MUITO proveitosa.


Vou citar 3 bons motivos para fazermos o ensaio pré casamento:


1 - Conexão. 

Como dito acima, a conexão do casal com o profissional é de extrema importância, pois tudo que faremos e conversaremos no dia do ensaio será levado adiante e usado no dia do casamento (não só as poses, mas é muito importante falar sobre família, sobre os gostos, sobre as expectativas para o grande dia e como podemos alinhar para que tudo saia extremamente perfeito)

2 - Fotos profissionais impressas. 

Em tempos cada vez mais tecnológicos e onde registramos praticamente tudo do nosso dia a dia, mesmo assim, 99% dos casais só possuem SELFIES e imagens sem muita qualidade para impressão. Pensando nisso, fazermos fotos profissionais para a impressão de porta-retratos ou um quadro, por exemplo, faz toda a diferença na decoração da recepção no dia do casamento.

3 -  Um dia diferente só falando sobre vocês 2!

Sair da rotina maluca de contas a pagar, decidir se convida ou não convida aquela prima que a mãe está insistindo (temos milhões de exemplos assim, né? hahaha) , conseguir focar 100% só em vocês 2 antes do casamento parece quase impossível, correto? Tirar um dia da semana para ir para a praia, campo, ou algum local que tem a cara de vocês 2 e ter fotos profissionais para o resto da vida é pedir muito? rsrsrs


Agora pronto, ensaio agendado, como proceder?


Como escolher o local?

Dê preferência a lugares que tenham alguma história ou valor sentimental a vocês, se vocês não gostam de muito calor, não faz muito sentido um ensaio na praia "só porque todo mundo faz" ou naquela plantação enorme de girassóis se tem pavor de insetos (sim, em casos assim é foco no parceiro e esquece qualquer coisa que se mexe em nossas pernas hahaha).


Local ok...e que dia faremos?

Em dias atuais é humanamente impossível encontrar lugares vazios durante o final de semana, com exceção de lugares privados e com acesso restrito, que também é bem difícil hoje em dia...
De segunda a quinta feira a circulação de pessoas nos locais mais requisitados (praia e parques) é extremamente baixa, o que nos ajuda muito a criar a conexão, evitar "vergonhas" por pessoas olhando e fazermos um ensaio super descontraído.


Local e dia agendados, qual horário?

A luz das 09:00 as 15:00 é a pior luz para se fotografar em ambientes externos, sabendo disso, toda a programação de horário fica por conta do nascer (5:30 geralmente) ou por do sol (18:00). Com esses horários em mente, temos cerca de 2 horas de ensaio, evitando o cansaço por poses repetitivas e trabalhando sempre na melhor luz!


O que vestir no dia?!

Roupa é sempre um dilema para o dia do ensaio, mas vou pontuar aqui algumas considerações:

- O que NÃO USAR: roupas com excessos de estampas, muito coloridas, roupas 100% pretas, roupas com muitos logotipos (para homens, fica a dica rs), roupas que podem limitar o movimento (vestidos muito curtos, roupas apertadas)

- O que usar: Roupas leves, tons pastéis, roupas brancas. Para o homem: camisa branca de botão com uma bermuda/calça clara é para não errar nunca rs. Para as mulheres: vestidos longos e leves que podem ganhar movimento também é a escolha certa )


E a make? Como fica?!!

Maquiagem é um item muito particular de mulher para mulher, a ideia é ir como se sente bem :)

Assessórios, quero levar TUDO QUE POSSO!!!

Calma!! rsrs Gosto sempre de lembrar que estamos fazendo uma fotografia de CASAL, onde a essência está no carinho, no momento e, principalmente, no sentimento que queremos transmitir com aquela fotografia. 

O uso de assessórios como bexigas, balões, lousas, quadros, iniciais, etc, ao meu ver, serão registros mais "simples" como opção de fotografia do que propriamente objetos que revelam algo a mais sobre vocês.


E aí? O que acharam das dicas? 

Espero ter ajudado um pouco, lembrando que esse é meu modo de pensamento, que pode não funcionar para outros casais e profissionais, mas que para mim, resolve 100% das dúvidas de como conduzir o ensaio :)